Os procedimentos estéticos vão bem além da renomada toxina botulínica, e cada um tem uma finalidade diferente. Entenda e descubra qual o melhor para você!
Ser famosa não é fácil. Todos os dias alguém abre sua rede social ou entra num site de fofocas, olha para a foto da celebridade e pensa ou até mesmo comenta , “essa pôs botox na boca, olha como tá inchada e enorme”! Pois é, mas além da fofoca, o comentário está errado: não é o botox que dá volume aos lábios!
Embora exista um enorme número de informações disponíveis, temos percebido no dia a dia na Clínica Elegance que muitas pessoas ainda não conhecem a diferença entre Botox e preenchimento. Mas na hora de decidir qual o procedimento certo para você, é bom saber quais as características de cada um. Por isso, preparamos este post. Confira:
O que é Botox e como funciona?
A toxina botulínica é uma proteína natural produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinium. Age paralisando o músculo e consequentemente impedindo a contração muscular, que é o que forma a ruga. Para as rugas que já existem, esse relaxamento da musculatura suaviza os vincos. A aplicação do botox é indicada para as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas), os “pés de galinha” e rugas ao redor dos olhos. Também pode ser usado para tratar condições médicas como a hiperidrose (transpiração excessiva). Botox é a marca utilizada aqui na Clínica Elegance, é conhecida como o produto mais testado no mercado.
Quando injetada nas rugas, a toxina botulínica atua bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a contração muscular. Geralmente as rugas surgem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade avançada, exposição solar sem proteção, má alimentação e tabagismo. Muitas pessoas também têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, o que contribui para a formação das linhas de expressão.
Pode ser utilizado com o objetivo de prevenção, antes mesmo do aparecimento de linhas de expressão. Como a contração muscular é paralisada, não haverá a formação de rugas por movimentação muscular na área que foi aplicado o botox. Geralmente a aplicação preventiva ocorre antes dos 30 anos de idade, mas não existe uma idade certa. Já se o intuito é reparar a pele, utiliza-se o botox com o intuito de amenizar as rugas causadas pelos músculos.
O que é o ácido hialurônico e como funciona?
Um dos maiores progressos no tratamento da dermatologia estética foi a difusão dos preenchedores há mais de 25 anos. Diversas linhagens de preenchedores foram passando no mercado e ganhando espaço e respeito nos consultórios. Atualmente temos uma série de preenchedores, a maioria a base de um açúcar natural , um polissacarídeo chamado ácido hialurônico.
O ácido hialurônico é uma substância natural existente no organismo humano. Uma molécula de açúcar que atrai e retém a água ao seu redor, dando mais viço e firmeza à pele. Quando nascemos, temos quantidade abundante de ácido hialurônico em nosso corpo, mas à medida que envelhecemos a concentração diminui, propiciando o aparecimento de rugas e sinais de desidratação da pele .
Existem hoje vários tipos de Ácido Hialurônico, cada um com sua particularidade trazendo assim grandes vantagens para os pacientes. Sua distinção está nos benefícios e no efeito que causam nas camadas mais profundas ou mais superficiais da pele. Na Clínica Elegance nossa médica utiliza três tipos: Skinbooster®, Restylane® e Juvéderm®
O Skinbooster têm uma composição bem semelhante a do ácido hialurônico convencional, mas com uma nova função. O foco da ação desse ácido é hidratar e revitalizar a pele e não preencher como em outros tratamentos. O tratamento é feito por meio de microinjeções finíssimas, na derme, camada intermediária da pele, e não na camada mais superficial, na qual são aplicados os cremes. A substância puxa e mantém as moléculas de água ao seu redor e, com isso, consegue formar um reservatório hídrico de longa duração, promovendo o aumento da espessura, da maciez e do viço da pele.
Na técnica MD Codes™, que é um mapeamento da face a fim de promover um melhor resultado nos tratamentos com preenchimento à base de ácido hialurônico, utilizamos o JUVÉDERM®, que proporcionando um rejuvenescimento facial. O método foi pensado levando-se em consideração a fisiologia do envelhecimento. Essa nova técnica pode retardar ou complementar o Face-Lift (plástica facial), mascarar bolsas palpebrais, simular um implante de queixo, restaurar o dorso nasal ou como complemento de rinoplastias. Com isto o procedimento é minimamente invasivo e o resultado é um rejuvenescimento natural, e sem comprometer a vida social ou profissional do paciente. Além disso, Juvéderm® apresenta duração prolongada dos resultados, com média de 18 á 24 meses, garantindo altos níveis de satisfação aos pacientes tratados.
O Restylane, produzido na Suécia, é um composto de ácido hialurônico estabilizado de origem não animal, não apresentando, por isso, risco de doenças auto-imunes, é biocompatível e biodegradável e dispensa teste alérgico prévio. As principais indicações são o preenchimento do sulco naso-labial, das rugas glabelares (entre as sobrancelhas), das rugas frontais peri-orbitais (pés-de-galinha) e peri-orais, e também o aumento do contorno e do volume dos lábios. O Restylane, por ser uma substância de preenchimento, suaviza as rugas mais profundas e pode melhorar quase totalmente as rugas mais superficiais e o efeito é imediato após a aplicação. O tempo de duração dos resultados é de em média 12 meses.
Aqui na Clínica Elegance tanto o Botox quanto o ácido hialurônico é realizado por médico. E não esqueça que é necessário agendar uma avaliação prévia com o intuito do profissional utilizar o produto mais indicado para o seu caso. Pois cada produto tem suas indicações!
Dra Raquel Vale- Fisioterapeuta Pós Graduada em Dermato Funcional- Responsável Técnica do Centro de Saúde e Estética Elegance.